14 de set. de 2012

The Godz

Rudeza psicodélica, Minimalismo primata e Dadaísmo sonoro


Banda underground e experimental de Nova Iorque, uma das pioneiras do rock psicodélico junto com Red Krayola, The Fugs, The Holy Modal Rounders e outras loucuras do gênero.




Toda esta turma estava interessada na busca do esquisito, dissonante, nonsense, primitivo e espontâneo, uma inspiração que também nunca se distanciava da ironia e do deboche.


Contact High - 1966: o primeiro LP teve duas versões para a capa

Como resultado surgiu uma sonoridade rotulada de noisy-rock ou mesmo avant-noise psicodélico e ainda proto-punk.


Contact High - 1966: Segunda capa.


The Godz foi um grupo surgido ao melhor estilo dadaísta: ao acaso. Eram 4 rapazes que trabalhavam em uma loja/gravadora chamada ESP (abreviação de Esperanto), especializada em free jazz e coisas incomuns.

Ao assistirem uma apresentação do The Fugs, se sentiram inspirados a realizar suas próprias investigações deixando fluir a criatividade e o inconsciente.


Godz 2 - 1967

Convencem a duras penas seu próprio chefe, dono da ESP, a produzir e lançar seu primeiro disco: Contact High, em 1966. 

No final das contas acabaram agradando ao ex-patrão que, sem saber, abrigou sob as próprias asas uma rareza inconfundível.

Neste mesmo ano, novamente por obra do acaso, acabam conhecendo e participando de um curta-metragem do cineasta underground Jud Yalkut, ligado à contracultura, que integrou por um período o coletivo artístico USCO.



Em 1967 sai o segundo trabalho, The Godz 2, desta vez com uma preocupação intelectual maior e mais planejada do que o caos completo do primeiro LP. 

Porém, isto não significa a perda do veio anárquico e sim a busca por situar-se de fato no caldeirão do vanguardismo sonoro da época.


The Third Testament - 1968

Em 1968, após a saída de um dos integrantes, lançam o terceiro LP: The Third Testament, que seria o ultimo da fase vital da banda, que acabou em 1973.



Fontes


Web Analytics