11 de mai. de 2012

The Trip

Trippin' as Hell
Direção - Roger Corman


The Trip (1967) é um filme altamente hipnótico que relata a primeira experiência lisérgica de um ansioso diretor de comerciais (Peter Fonda).

Após ingerir LSD, o personagem inicia uma sucessão de poderosas alucinações, sendo uma das maiores a cena em que vaga pelas ruas de uma grande cidade à noite.



A profusão vertiginosa de imagens, a intensidade das luzes noturnas, as sobreposições das visões e a confusão mental do personagem retratam de forma factual os efeitos do LSD, embora também caia no sensacionalismo.

Mas o sensacionalismo não diminui em nada o mérito deste drama, com momentos dignos de Lewis Carrol e Marx Ernst.



Uma das curiosidades sobre a película é que permaneceu sob censura na Inglaterra até 2002. Por quais motivos? Ou por esquecimento, ou por se tratar mesmo de uma obra muito convidativa ao uso da substância.

O Roteiro foi escrito por Jack Nicholson, que interpretou o clássico de Ken Kesey Um estranho no ninho e Easy Rider



Jack Nicholson também fez parte do Elenco de Psych Out, um pastiche Holywoodiano sobre o estilo de vida hippie. Apesar dos clichês, vale a experiencia de ver o filme como um belo retrato do figurino da época.


Cena de The Trip

The Trip foi baseado nas próprias experiencias de Nicholson, interpretadas por Peter Fonda, ator que teria inspirado John Lennon a compor She said, She said, do disco Revolver (1966).

O ocorrido é que Peter Fonda teria dito, após ingerir LSD, que sabia como era estar morto, levando Lennon (que também havia ingerido) à uma experiência não muito agradável.




A trilha sonora ficou por conta da banda norte-americana Electric Flag, que mescla rock, jazz e r&b. 



Fontes


Web Analytics