8 de ago. de 2011

Aleister Crowley - 3º parte

Uma das figuras mais misteriosas e controversas do século XX

Críticas podem ser feitas à Aleister Crowley, que, muitas vezes, não vivia de acordo com a própria filosofia que pregava.


Por exemplo, a busca por prazer a que se entregou não raro se pareceu mais com uma simples satisfação do ego do que com a vontade do Universo.


Apesar do vício em heroína, fez uso experimental de várias drogas em seus estudos ocultistas, cujo objetivo era entrar em contado com estados visionários.

Magia em teoria e prática - 1929


Muito das contradições e controversas que há em Crowley se devem à sua personalidade destemida e eclética.

 Ele provou e fez de tudo. Parece que era um tipo amoral, invocava deus e o diabo, de acordo com seus propósitos.

Crowley e Fernando Pessoa

Em muitos aspectos, a filosofia da Thelema parece se encaixar no seguinte ditado: Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço.


Há muitos outros fatos intrigantes de sua vida que tornariam a postagem ainda mais extensa. 

Ele teve várias amantes, dizem que foi espião do serviço secreto britânico durante a 2º Guerra Mundial, viajou por muitos lugares, conheceu Fernando Pessoa e uma porção de intelectuais e artistas.


Aleister Crowley na capa de Sgt. pepper's


Teve grande influência no rock. Entre seus admiradores estão os Beatles, Led Zeppelin, David Bowie, Ozzy Osbourne, Iron Maiden, para citar apenas alguns dos mais famosos. 

No Brasil, Raul Seixas e Paulo Coelho.




Crowley morreu com 72 anos, em 1947. Teve uma vida longa e suas ultimas palavras (segundo a internet) foram: Eu estou perplexo.


Web Analytics