22 de mai. de 2011

Kenneth Anger



Kenneth Anger é um cineasta nascido na Califórnia em 1927. Tem hoje 84 anos, ainda produz seus curta-metragens e viaja o mundo participando de mostras de seus filmes, além de ter projetos paralelos.


Kenneth Anger


Uma só palavra: Vitalidade.

Vitalidade tem a ver com vontade que, segundo Anger, por meio de seus estudos sobre Aleister Crowley, tem a ver com mágica.

Aleister Crowley e a Thelema: Filosofia da vontade verdadeira


Mágica é vontade aplicada em algo. Anger aplica a sua em seus filmes, todos curta-metragem e cria o que ele chama de Cine-magia.


Lucifer Rising foi filmado no Egito e na Califórnia

Seus filmes são estruturados através de uma sucessão de imagens que valem por si, encadeadas por uma seqüência narrativa não-linear e não específica, que produz sentido por associação. 

São narrações simbólicas, rituais, subliminares e cheias de significado.



Lucifer Rising, filme rodado e editado entre 1966 e 1972, lançado apenas nos anos 1980, envolveu nomes como Jimmy Page e Marianne Faithfull.


Performance organizada por Anger em São Francisco para promover o filme.
Contratempos fizeram com que o filme fosse lançado muito tempo depois.


O também cineasta, Donald Cammel - ver: Performance -, participou interpretando Osiris. Donald Cammel era igualmente ocultista e seu pai foi amigo do secretário de Aleister Crowley.

Um jovem músico, Bobby Beausoleil, foi o compositor da trilha sonora incompleta que ficou na versão definitiva do filme. Jimmy Page também iniciou a composição de uma trilha para o filme, mas nunca a terminou. 




Tanto Page quanto Beausoleil brigaram com Anger. O primeiro foi acusado de desinteresse e o segundo de roubar o filme. 

Beausoleil foi preso tempo depois, devido ao seu envolvimento com Charles Manson e consequentes assassinatos.


Lucifer Rising reúne temas sobre a mitologia do Antigo Egito, hermetismo, cabala, bruxaria e astrologia para delinear a transição da era de Peixes para a era de Aquário.


Marianne Faithfull em cena do filme

Fontes
Web Analytics