apresentação

  
Olá, me chamo Aline e em 2011 criei o blog Limbo do Rock, que nasceu a partir da idéia de escrever sobre bandas pouco conhecidas do rock n' roll da década de 1960. 

O interesse no assunto surgiu de uma paixão pessoal, lá no início da adolescência, pelo rock daquele período. Também era uma espécie de aprofundamento de contexto, em forma de entretenimento, paralelo à pesquisas acadêmicas que havia desenvolvido e vinha desenvolvendo (iniciação científica e mestrado), relacionadas ao tema. Porém, a fonte principal da pesquisa de bandas para o blog foi a própria internet, em especial o Youtube

Durante esse processo, vários estilos foram descobertos e o interesse acabou se concentrando sobre o rock psicodélico e suas variantes: prog, folk, heavy psych, etc. 

No entanto, apesar do foco ter sido definido sobre este nicho, o interesse, com o tempo, também migrou para outros estilos, nomes famosos e algumas bandas contemporâneas à época de atividade do blog, de 2011 à 2020.

As bandas contemporâneas que foram resenhadas eram projetos underground e alternativos, estrangeiras e brasileiras, conhecidas também via redes sociais: youtube, twitter, bandcamp, etc.

O estilo mais frequente era o stoner rock, o heavy metal e abordagens atualizadas do rock n’ roll clássico. Algumas dessas bandas ficaram conhecidas, outras já acabaram. 

Temas correlatos, como a contracultura estadunidense da década de 1960, também foram abordados em artigos de análise sobre a história do rock, sobre a estética do movimento e sua relação com as artes plásticas, com o design, o cinema e a literatura do período. 

Algumas resenhas de shows foram escritas, sobre apresentações de bandas antigas e contemporâneas que já tinham postagem no blog, com uma ou outra exceção. 

A frequência maior de postagens foi entre 2011 e 2012. O ano seguinte, 2013, foi um período conturbado em que decidi encerrar o blog, pela primeira vez. Além da falta de tempo para me dedicar, as transformações sociais que eclodiram naquele ano começavam a mudar aos poucos a minha percepção de mundo anglo-centrada.

No início do ano de 2020, meu interesse sobre o tema, sobre bandas de rock, seja de qualquer estilo, já havia decaído consideravelmente.

Não era mais algo que despertasse tanto ânimo, por variadas razões, as quais estāo resumidamente expressas na última postagem: O rock n'roll é anglo-saxão... e eu nasci na América Latina, Brasil.

Enquanto houver internet, este blog ficará online, em forma de registro.


Web Analytics