30 de nov. de 2012

Canned Heat

Heavy Blues on the Road
Canned Heat - 1967

Uma das bandas que, sem dúvida, foi totalmente influenciada pelas raízes do Blues é a Canned Heat.



A sonoridade construída é devedora da obra de inúmeros blues men, desde os mais desconhecidos até os mais famosos, como Muddy Waters (o rei), Albert King e B.B. King (os reis), John Lee Hooker e Elmore James.



Vindos de Los Angeles, Califórnia, em 1967 ganharam maior projeção devido a sua participação no Monterey Pop Festival.



Ainda em 1967, lançam seu primeiro disco homônimo, Canned Heat. Entre as faixas está um ótimo cover de Dust My Broom, canção de Elmore James.



Em 1968, lançam o segundo e o terceiro álbum respectivamente, Boogie With Canned Heat e Living the Blues



Durante este período emplacaram os clássicos: On the Road Again, uma regravação do blues man de Chicago, Floyd Jones, e Going up the Country, creditada a Alan Wilson, guitarrista do grupo.


Boogie with Canned Heat - 1968

Em 1969 participam do famoso Woodstock e lançam mais três discos até 1970. O último deles, Future Blues, emplaca o hit  Let's Work Together. Estavam no ponto alto de sua trajetória.


Living The Blues - 1968

Porém, como afirma o ditado, depois do topo vem o declive e ainda em 1970 morre Alan Wilson, um dos principais mentores da banda. 


Hallelujah - 1969

Sua morte se deu sob circunstâncias misteriosas e muitos afirmam que overdose foi a causa provável. Alan Wilson também integra o Clube dos 27.


Vintage - 1970.  Alguma Semelhança com Sticky Fingers?

Depois do trágico incidente, seguiram com Bob Hite, outro mentor do grupo, até 1979, quando este também falece devido a um enfarto, logo após um show.


Future Blues - 1970

Uma das obras mais interessantes que deixaram, além é claro, de seus álbuns oficiais, é o disco feito em parceria com John Lee Hooker: Hooker N' Heat (1971). Mais Blues impossível!


Hooker n' Heat - 1971


Fontes
Canned Heat - site oficial

Web Analytics