20 de set. de 2012

Atomic Rooster

As reviravoltas do galo atômico-progressivo

Trio inicialmente formado por Vincent Crane, Nick Graham e Carl Palmer. Vincent e Carl antes haviam feito parte do Crazy World of Arthur Brown.

Lançaram então um disco, Atomic Rooster, em 1970. Tocaram em shows com o Deep Purple em Londres, e pouco tempo depois Nick Graham e Carl Palmer tomaram rumos diferentes. 

Carl Palmer passou a ser integrante de outro trio: Emerson, Lake and Palmer.


Atomic Rooster - 1970

Restou como membro oficial apenas Vincent Crane, organista, que re-organizou o grupo em um novo line-up. Lançaram o segundo trabalho, Death Walks Behind You, ainda em 1970.


Death Walks Behind You - 1970 
(a capa é a reprodução da pintura Nabucodonosor, do inglês Wiliam Blake)


Em 1971, o trio vira um quarteto e partem para sua primeira turnê norte-americana. Novamente houveram trocas de integrantes, permanecendo apenas Vincent Crane como único mentor. Ainda neste ano lançaram o terceiro disco: In Hearing Of.


In Hearing of - 1971

Em 1972, com Chris Farlowe no vocal, lançam o quarto disco da carreira: Made in England. Seguiu-se uma turnê pela Europa e na sequência veio o quinto álbum Nice n' Greasy, em 1973.


Made in England - 1972

Em 1975 a banda se desintegra novamente e Vincent Crane resolve dar um tempo no Atomic Rooster. 

Novas reformulações ocorreram durante os anos 1980, até a morte trágica de Crane, em 1989, vítima de overdose de medicamentos, possivelmente um suicídio.





Fonte
Web Analytics