25 de jul. de 2012

Light Shows: experiência imersiva lisérgica - parte 3

3º parte: A cor do som, o som da cor e a mágica caleidoscópica
Lumigraph

Um exemplo antiquíssimo da ideia do light show como a tradução (ou equivalência) visual da música, pode ser encontrado no Século 18 através da criação dos 'orgãos coloridos', em inglês, Color Organ.



Isto surge de um desejo primitivo do ser humano de encontrar a cor correspondente ao som; a cor do som, a sinestesia ou a ligação e equivalência entre os sentidos.



A ideia, ou projeto, do color organ era a de que para cada tecla do órgão atribuía-se uma cor. Quando a música era tocada, o bater das teclas descortinaria uma fita colorida ou um vidro colorido,estabelecendo assim a dinâmica visual da música.

Cada cor equivaleria a uma nota musical por meio de suas frequências.


Efeito da Clavilux de Thomas Wilfred 

No século 19, as teorias da cor levantadas pelos Impressionistas e a luz elétrica já permitia pensar em uma tecnologia mais integrada, ideia essa que levaria ao desenvolvimento do cinema.



No século 20, os Color Organs já não dependem mais da existência de um instrumento de verdade, são apenas caixas de led com sensores que captam a vibração de qualquer música e as traduz em cor e movimento.


Lumigraph Film (c. 1969) by Elfriede Fischinger (excerpt) from CVM on Vimeo

Um efeito simples e mágico, a ideia do light show, através da engenharia, assumiu muitas formas, o que foi chamado de cinema expandido por Gene Youngblood.



Mark Boyle e seu Sensual Laboratory fizeram shows lisérgicos em galerias de arte londrinas e no UFO, principal clube da cena psicodélica de Londres. Nestes shows incluíam variados tipos de Color Organs, além da técnica dos projetores e gelatinas coloridas.


USCO: Difrator Hexagonal

Além do UFO e das galerias, acompanharam diversos shows de bandas como Pink Floyd, Soft Machine e Jimi Hendrix Experience. Nada mais, nada menos.



Além do coletivo USCO e do coletivo de Mark Boyle, também tivemos Andy Warhol trabalhando com o mesmo meio.


Exploding Plastic Inevitable

Unindo-se ao Velvet Underground e às suas Superstars, Andy Warhol criou o Exploding Plastic Inevitable.


Exploding Plastic Inevitable

Haviam muitos outros coletivos de Light Show: Sahara Farm, The Joshua Light Show, The North American Ibis Alchemical Co., Retina Circus, e mais uma infinidade. 


Um Livro Raro

Essa era uma arte dionisíaca, baseada na experiência direta e no conhecimento através dos sentidos, completamente não-tecnocrata e sim tecno-psiconauta.




Fontes
Robert E. L. Masters e Jean Houston: Psychedelic Art - Um Livro raro sobre a arte psicodélica
Visual Music - tudo sobre os Color Organs
The Breaks - Oscar Fischinger, o inventor do Lumigraph (ou Color Organ)


Web Analytics