18 de mai. de 2012

Champion Jack Dupree

Um dos mais singulares e desconhecidos expoentes do Blues

Nascido em New Orleans, em alguma data da primeira década do século XX, Champion Jack Dupree  teve uma vida longa e turbulenta. Seu apelido Champion se deveu ao fato de ter sido lutador de boxe.


Coletânea

Seu estilo é reconhecido como a marca do Blues de New Orleans: muito boogie-woogie e, por consequência, um blues com ênfase no piano. New Orleans é a terra dos pianistas estadunidenses.


Blues from the Gutter - 1958

Seu estilo de cantar e de tocar o blues é ainda mais característico, um estilo debochado e largado, o que faz de Dupree um autêntico precursor do rock.


Americans in Europe Vol. 2 - 1963

Suas temáticas refletem uma das paixões de sua vida: o Álcool. Boa parte de suas canções é dedicada à bebida e possuem títulos como: Bêbado de novoWhisky ruim e mulher atirada, Bebendo vinho spodie-odie


O termo spodie-odie se refere à uma mistura de vinho barato com soda e suco de fruta.


Garbage Greens -  1963

Sua história de vida é conturbada, ficou órfão na infância por causa de um incêndio criminoso em sua casa, que matou seus pais.

Ao que tudo indica, sua família foi vítima do ódio racial promovido pelo Ku Klux Klan.


....And his Blues Band - 1967

Seu pai era do congo Belga, o que explica a origem francesa de seu sobrenome "Dupree". Sua mãe era afro-americana e também descendente de índios cherokee.


When You Feel The Feeling You Was Feeling - 1968

Em 1940 lançou seu primeiro disco em 78 rotações: Warehouse man blues, seguido de Black woman swing.


The Incredible... Champion Jack Dupree  - 1970

Ainda nos anos 1940, participa da 2º guerra mundial como cozinheiro da Marinha e acaba prisioneiro dos japoneses por dois anos.


King Curtis & Champion Jack Dupree - Blues at Montreux  - 1973

Em 1953, de volta aos EUA, em Nova York, começa a gravar sob vários pseudônimos e em 1958 lança seu álbum de estréia para a grande audiência: Blues from the Gutter.


Forever And Ever - 1991

A partir daí inicia várias turnês e uma peregrinação pela Europa, morando e tocando em vários lugares. Fixa residência na Alemanha, até morrer em 1992, por volta dos 80 anos de idade.




Fontes


Web Analytics