1 de abr. de 2012

La Planète Sauvage

O Planeta Fantástico: Um conto sobre a condição humana
O Planeta fantástico (originalmente o Planeta Selvagem) -
França, 1973. Direção René Laloux.


Este filme, baseado no livro Oms en série, é um marco da história da animação e uma síntese da ideologia contracultural dos anos 1960.



Uma ode ao evolucionismo, o filme está centrado na luta entre os que detém o poder e os que são dominados, mas que vão à busca de sua liberdade à medida em que despertam a consciência.



Um paralelo é feito entre a relação que o ser humano têm com os outros animais. No filme, os Oms (homens) estão no lugar dos cachorrinhos e os Traggs (Ets evoluídos) estão no lugar dos "donos".



Os traggs vivem à base de pensamento. O contato é quase nulo, até mesmo a reprodução sexual é telepática. São uma sociedade profundamente intelectualizada.



Os traggs parecem confirmar a idéia da evolução intelectual e social através da expansão da menteUma de suas práticas diárias é a meditação promovedora de Visões Vívidas.



Os oms também começam a expandir a mente a partir do momento em que conseguem acesso ao conhecimento dos traggs.



Na guerra entre oms e traggs, os primeiros acabam evoluindo e deixando de habitar o mesmo planeta. Isto faz pensar em inúmeras coisas, entre elas, a teoria de que a vida na Terra teria vindo de Marte.



Este é um filme aberto à inúmeras interpretações sobre a condição da nossa inerente animalidade e de nossa inerente racionalidade e espiritualidade. Brisa!





Fontes
Rraurl.com - texto muito bom!
Web Analytics