04/01/2012

Ghost

Ritual performático heavy psicodélico


Banda sueca formada em 2008 que está sendo, com certeza, um dos melhores exemplos de heavy psych e heavy metal tradicional atualmente. Lançaram seu primeiro disco Opus Eponymous em 2010, muito bem aclamado pela crítica.




Com influência de King Diamond e também das bandas de Heavy Metal dos anos 70 e início dos 80, resgatam as origens do estilo sem cair no saudosismo. 


Opus Eponymous - 2010


A sonoridade da Ghost vem sendo descrita como uma mistura de Mercyful Fate com Blue Öyster Cult, e ainda incluo Coven e Black Sabbath.

O rock psicodélico pesado (vulgo Heavy Psych) é um elemento que possui recorrências no trabalho da banda, que vão desde a sonoridade e as temáticas até à visualidade retrô, apresentada em seu primeiro disco.

Esse é um dos rótulos dados à cena heavy rock ocultista do final dos anos 60 e início dos anos 70, que teria dado origem ao Heavy Metal. 



Outra característica forte é a teatralidade, herdada também de King Diamond e de outros performers, como David Bowie, Alice CooperKiss e o lendário Arthur Brown.




A banda também possui identidade secreta, sendo que 5 integrantes (chamados nameless ghouls:  bestas sem nome) apresentam-se totalmente encapuzados e o vocalista (Papa Emeritus) apresenta-se com a pintura facial de uma caveira.




Por falar em Suécia, a sua vizinha Noruega é a terra natal do Black Metal, uma cena forte dos países nórdicos. Um dos itens da indumentária do Black Metal é a pintura corporal.

Outra característica do Black Metal é o satanismo e o ocultismo, o que também é o tema das letras da Ghost, assim como o de algumas de suas famosas influências.


Porém, diferentemente do Black Metal e de outras correntes satanistas dentro da música hoje em dia, a banda Ghost não é brutal. Muito pelo contrário, são suave as hell \m/.

Isto de certa forma também é um resgate do início do heavy metal que, obviamente, sempre foi pesado, mas a partir dos anos 80 passamos a conhecer as formas mais extremas do desenvolvimento do estilo.



O disco Opus Eponymous encerra brilhantemente com um cover de Here Comes the Sun dos Beatles, que ganhou uma atmosfera soturna e sublime,mantendo a aura psicodélica. Obra Prima!





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...