6 de jul. de 2011

Children of the Mushroom

Inocência e Acid Rock

Banda formada em 1967 em Thousand Oaks, Califórnia, uma bela cidade montanhosa e litorânea. 

Os integrantes surpreenderam enormemente por se tratar de adolescentes na casa dos 14, 15, 16 anos, que começaram cedo no rock, já em 1965, quando eram The Captives.


The Captives


Ao que parece The Captives era influenciado por Beatles e o garage rock que tocava no Sul dos EUA.


The Captives ao vivo

Parcialmente influenciados pela onda psicodélica, mudaram o nome para Children of the Mushroom, que a princípio não tinha qualquer conotação alucinógena para seus jovens integrantes.


Children of the Mushroom (filhos do cogumelo)

A inspiração veio da bomba nuclear, marco da segunda guerra mundial, que também teve impacto no pensamento da geração dos anos 60. Eram primeiramente os Filhos do Cogumelo Nuclear.




Os integrantes só se deram conta do impacto do nome um tempo depois. Mas, é claro, a onda psicodélica havia influenciado seus subconscientes juvenis após verem um show do Iron Butterfly.

Foi então que decidiram mudar de nome e fazer um som similar ao do Iron Butterfly. Outra influência citada por eles é o The Doors.






Estas influências compeliram os garotos a criarem duas das canções mais psicodélicas de todos os tempos: You can't erase a mirror e August Mademoiselle.

Compacto lançado em 1967

Bob Holland (que tocava o orgão Hammond) era um garoto de 14 anos considerado um gênio por seus colegas. Possuía incrível memória auditiva (ouvido absoluto), e havia memorizado praticamente todas as músicas que ouvira durante o show do Iron Butterfly.


Bob Holland


De Children of the Mushroom passaram para The Mushroom em 1968 e, depois, após mudarem o som para algo que eles definiram como mais próximo do Jethro Tull, batizaram a banda de Lady.


cartaz de um show como The Mushroom


Devido à idade dos membros, o conjunto não alcançou maior fama. Porém, é com certeza um trabalho memorável. Ainda mais por ter sido feito com entusiasmo, inocência e despretensão juvenil, o que ajudou a transmitir o mais puro sentimento psicodélico do Acid rock.



Fontes

Blog do Children of The Mushroom, feito pelo baterista Dennis Swanson, fonte principal das imagens

Entrevista com os integrantes, feita pelo site Beyond the Beat Generation

Outros sites
Web Analytics