19 de mai. de 2011

Lucifer's Friend



Lucifer’s Friend era composta por quatro alemães e um britânico, o vocalista John Lawton, que havia passado por várias bandas, entre elas a Stonewall e um grupo chamado Les Humphrey Singers, que tinha uma enjoativa sonoridade soul/pop, bem à moda da época. 

Lucifer’s Friend -1970


Enquanto isso, os outros integrantes alemães eram membros da banda German Bonds. Os cinco músicos reuniram-se para gravar um álbum sob o nome Asterix em 1970, que é excelente. 

Depois disso resolveram mudar o nome para Lucifer’s Friend, talvez para não ficarem diretamente ligados à famosa HQ francesa, Asterix. 


Asterix - 1970


Por incrível que pareça, não há relatos de que esta banda tenha sido tachada de satanista. Talvez porque não se acha muita coisa além do nome que remeta ao tinhoso. Há uma faixa em seu primeiro disco que também se chama Lucifer’s Friend.



No final dos anos 1970, lançaram três álbuns com um som pop mais comercial mas, para sua surpresa, tais álbuns tiveram menos sucesso que os anteriores.



Resenha presente na Wikipédia: 

"A banda alterava seu estilo musical e influências em cada álbum. O álbum homônimo de estréia, lançado em 1970, possuía letras obscuras, guitarra pesada e um estilo de órgão influenciado por Led Zeppelin e Black Sabbath

John Lawton

"O segundo álbum, Where the Groupies Killed the Blues, tomou um caminho totalmente diferente, sendo mais experimental no rock progressivo e rock psicodélico. O terceiro, I’m Just a Rock & Roll Singer, mostrou nova mudança de direção, com um estilo de rock popularizado por bandas como Grand Funk Railroad, com temas como a vida na estrada


where the groupies killed the blues - 1972


"Banquet apresentou composições baseadas no jazz fusion.  Mind Exploding estabeleceu um padrão em tentar combinar o jazz de Banquet com o rock de garagem de Rock & Roll Singer, mas não foi tão bem recebido quanto os anteriores.


Banquet - 1974

"O vocalista John Lawton deixou a banda em 1976 para juntar-se ao Uriah Heep (outra banda que ficou no limiar entre underground e mainstream), mas retornou em 1981 no álbum Mean Machine. Terminaram oficialmente em 1982, mas acabaram retornando no início da década de 1990 para lançar o álbum Sumo Grip".
 
 


Web Analytics